27 de nov. de 2009

O DIA PERFEITO


Oie gente, tudo belezinha por aí? Aqui tudo ótimo, só um pouquito acabada...hehehe, mas feliz!!!
Bom, a nossa viagem foi ótima! Não pegamos engarrafamentos, nem chuva, e nem nos perdemos. Papa estreou o seu novo brinquedinho que nos orientou todo o caminho!
Meu doutorzinho continua o mesmo, dessa vez com mais tempo conversamos sobre tudo!
Ele começa a me observar desde o momento em que ele abre a porta, daí já começa o exame, me meanda sentar e tirar os sapatos, fica olhando cada detalhe da minha coordenação motora, e eu pra variar, nunca vou com um sapatinho muito fácil pra tirar....hehehe
Me examinou com detalhe, fez aquele exame de sensibilidade por todo o meu pé e perna, testou o equilíbrio, olhou meus olhos profundamente e veio com aquele livrinho de mosaico para falar o número.
Fez exame de força e disse que eu estou muito forte! Bom resumindo, disse que eu estou ótima, e eu completei dizendo que estou me sentindo muito melhor, mais disposta, aguentando fazer mais coisas. E ele logo se virou para minha mama e perguntou o que ela achava. E ela respondeu que eu melhorei muito sim!
Desconfiei que ele pensou que eu e o Baby não estávamos mais juntos, perguntou umas 3 vezes do maridão, depois meu pai ficou até meio enciumado e me disse "acho que ele não gostou que foi a gente que veio com você!" e eu "porque?" ele "ele só ficou perguntando do maridão!" e eu respondi "pai, ele queria saber se a gente ainda tava junto, porque tem muitos casos de maridos que desistem da mulher, porque não é nada fácil, não é pra qualquer um, porque nós somos muitíssimo especiais, tem uns que não aguentam....hehehe"! Aí meu pai entendeu direitinho.
Comentei com o médico sobre as sensações diferentes que estava sentindo. O pé frio e a queimação ele explicou que é mais um sintoma como o formigamento que devo me acostumar. Eu disse a ele que em algumas ocasiões, me sentia trêmola, quando muito cansada, na correria de um dia quente, chegava a noitinha e meus dedos da mão ficavam desgovernados para digitar, ou escrever num papel. Daí ele me perguntou se no calor eu me sentia bem mais cansada e menos disposta. E claro que eu respondi afirmando, e ele concordou que é assim mesmo. "Você precisa pegar mais leve e se refrescar no calor!"
Olhou minha RM, e finalmente disse o que eu queria ouvir dele " ela está quietinha, conseguimos segurar a doença, não tem nenhuma alteração e nem mostra atividade depois do contraste"! UFA!!! Que alívio, mesmo já desconfiando disso, dá até uma moleza no corpo ao ouvir isso do meu doutorzinho!!
No fim da consulta, na hora de calçar a sandália, eu disse a ele que não observasse eu colocando porque ela é chata pra colocar, cheia de tiras. Daí ele olha pra minha mama e diz "também, sandália de modelo!" Foi só risada!!! :-D
Depois dessa alegria toda, fomos ao shopping Villa Lobos, um lugar muito bonito prestigiar meu amigão Osmar no lançamento de seu livro "Operação Damasco", que foi um sucesso, bem cheio e movimentadíssimo. Aproveitei e conheci sua família. A matriarca (mãe dele) é lindíssima, tem um olhar azul e muito amoroso!!

Nosso amigo Humberto também estava lá registrando todo o momento, tamanha foi a emoção de ver o Osmar naquela felicidade, com um de seus sonhos realizados (ele é daquele jeito que não fica parado, está sempre realizando algo especial). Ou melhor, Osmar é muito especial!! Que foi difícil conter as lágrimas!

O dia foi perfeito, fechado com uma noite bem geladinha do ar condicionado do hotel, com o papa dormindo no beliche, o que nos proporcionou momentos de diversão! Eu reclamei que doía o pé pra subir e ele já mandou eu ficar embaixo subiu em dois minutinhos, um senhor de 67 anos de dar inveja!! Hehehehehe

Pra comprovar o que eu disse pro meu doutorzinho, chegamos de Sampa e fiz meus exercícios de "français", tomei um banhão e me mandei pra aula.

Fiquei acabada mas consegui fazer tudo que estava no roteiro....hehehehe!!!!

Gente vou deixar vocês agora!! Mas já com saudades!!! Meus queridos leitores muito obrigada por tudo, e valeu pelas energias positivas, foi só o que sentimos lá em Sampa!! Deu tudo muito certo!!!

Brigadão de coração!

Beijão e até....

24 de nov. de 2009

ALGUMA COISA ACONTECE NO MEU... PÉ


Oie gente tudo bem? Tenho novidades, lembram da minha "monstruação"? Pois é, ficou exatamente 50 dias atrasada e aí ontem desceu com força total!
Por isso estou "capegando" hoje, passei o dia deitada com as pernas pra cima, acordando e dormindo até as 15 horas. Aí levantei e fui fazer meu exercício de francês que já está atrasado, tomei banho, "almocei" no bar (que a Dona. Lucy fez pra mim) e fui pra aula.

Estou escrevendo hoje porque amanhã estou indo a Sampa, tenho o lançamento do livro de um amigão meu, o Osmar, que já falei dele pra vocês!
E como a semana passada senti algumas coisas diferentes que nunca havia sentido, liguei pro meu doutorzinho, e ele já foi dizendo, "quando você vem a São Paulo? Eu queria te ver!". Resumindo, vou aproveitar que irei prestigiar meu amigo e passarei por uma consulta com o meu doutorzinho.

Durante a semana que passou senti uma queimação no pé esquerdo, não constante mas de vez em quando, do nada, dá aquela queimada, parece que estou aproximando o peito do pé no fogo. Aí ao colocar a mão no pé, percebe-se que está frio.
E do joelho até o pé, dá a impressão que tem um fio elétrico passando energia, uma sensação de arrepio e dormência! Praticamente isso que comecei a sentir, já ouvi muitas pessoas relatando essas mesmas sensações, mas como eu nunca havia sentido isso, acho que o preocupou. Poderá ser um surto? Será que foi isso que passou pela cabeça do meu doutorzinho?

Pode ser também por causa daquela vez que tive três dias de forte tontura e precisei falar com a assistente dele, sei lá, mas estou tentando não me preocupar com isso.

Bom gente, não contei isso antes porque não queria perder o foco do Encontro da semana passada.
Mas agora vou precisar me ausentar daqui, volto ainda essa semana para contar como foi tudo em Sampa!

Combinado? Torçam pra não ser nada demais tá? Hehehehe

Não tem jeito, sempre dá um friozinho na barriga na hora de ver meu doutorzinho!!!

Até a volta! Beijinhos e fiquem bem...

22 de nov. de 2009

FORAM TANTAS EMOÇÕES BICHO


Oi gente, tudo bem? Como vocês devem imaginar eu estou um trapo! Ontem o dia foi de muitas emoções!
Já acordei com o telefone tocando para confirmar mais presenças no nosso encontro!
Minha mama foi pedir para aumentar os salgadinhos pois aumentou o número de pessoas e lá o moço já falou pra ela que me viu no jornal! Dessa vez "virei celebridade" ou "ET" como diz a Bia aqui em São Carlos, todo mundo viu a reportagem sobre o encontro e a minha fotinha que não era pra sair mas...
Bom gente, o encontro estava marcado para as 5 da tarde e junto com ele chegou uma forte chuva, o que pode ter causado a ausência de alguns convidados confirmados. Mas mesmo assim, o encontro foi ótimo. Conseguimos reunir mais de vinte pessoas, entre portadores, familiares e simpatizantes.
Conheci algumas das pessoas que apenas tinha conversado pelo telefone e outras que receberam a cartinha.
Começamos a reunião comigo relatando o meu tempo de EM, do diagnóstico, dos sintomas e das dificuldades enfrentadas, o que gerava comentários e participação dos convidados. Fiquei meia hora falando, aí entrou o Baby discutindo a importância dos serviços que podemos prestar se montarmos a associação e para finalizar entrou o Gustavo, meu amigo, professor e fisioterapeuta para falar da dificuldade dos profissionais da saúde numa área tão difícil como a EM e afirmar sua participação pela causa, oferecendo sua experiência profissional.
Depois formamos um círculo para as pessoas se apresentarem e falarem o que quiserem. Foi um momento muito importante, que infelizmente durou pouco(1hora) pois algumas pessoas tinham compromisso e a gente tinha que servir o coffee break senão ia sobrar muita coisa e as pessoas saíriam de lá com sede e fome.

Bom, mas até que deu tempo sufiente para nos emocionarmos e tentarmos ajudar aqueles que estavam mais necessitados. Como era o caso da Eva mãe de uma portadora que não pôde estar presente pois tem o tipo mais agressivo da doença, sempre está em surto e tem sequelas incapacitantes. E o caso da Alessandra, a mais nova companheira de EM, que descobriu há 2 meses e estava um pouco perdida com o começo, com dúvidas e medo das reações da injeção e das sensações loucas que a Esclerose Múltipla nos proporciona.
Além de ter sido ótimo rever minhas grandes amigas Andréa e Bia, junto do nosso amigo simpatizante Roberto.
Poder conversar com a Nanda que deu apoio desde o primeiro contato, rever a Ana que foi a primeira que conheci pessoalmente, a Cristina que diz ser uma exceção ao descobrir a doença depois dos 50.

Resumindo gente, o encontro foi um sucesso em seu objetivo, conseguimos reunir portadores e familiares para trocarmos figurinhas. Mesmo meus pais, nunca tinham conhecido ninguém com o mesmo problema, gostaram muito e ficaram orgulhosos da "filhinha". Minha irmã mais velha surpreendeu relatando sua opinião quando disse que é muito importante termos a associação aqui em nossa cidade e que só da gente estar ali já fazia uma diferença enorme.

E foi isso mesmo que todos sentimos, a grandeza de nos conhecermos e podermos nos ajudar, cada um contando a sua história e levantando suas necessidades.

Senti uma firmeza absoluta na idéia da associação, pessoas que nem queriam ir embora e outras que já perguntavam pelo próximo encontro. Algumas queriam saber "mas o que falta para abrir a associação?".
Foi uma empolgação grande ao vermos que não estamos só nessa batalha!

Eu particularmente, vou confessar aqui, que me senti muito, mas muito feliz em poder proporcionar aquele momento tão importante pra todos nós. Posso dizer que me senti amada, o olhar das pessoas pra mim era com aquele sorriso de agradecimento e ao partirem me agradeciam e me parabenizavam. "Mas eu ainda nem fiz nada", eu dizia. E eles já diziam "como nada? Olha o que você fez, reuniu as pessoas e elas estão super a vontade conversando umas com as outras, tentando ajudar!". E aí quando olhei no salão, foi isso mesmo que vi, uma que queria saber como é tomar a injeção, a outra que queria saber como o outro descobriu, a outra que queria uma ajuda para oferecer a filha e assim por diante. Na hora fiquei emocionada de ver que o primeiro passo foi dado com sucesso!

Quando saíram, todos ganharam um vasinho de violeta que a mama nos deu de presente. O que proporcionou beleza e alegria ao local, acredito que todos saíram com aquele gostinho de quero mais!!

Eu, papa, mama, Baby, Gú, Andréa e Roberto ficamos até o fim para juntarmos e separmos os lixos, reciclável e orgânico! Depois de recolhido Andreá e Roberto se despediram já marcando o nosso próximo encontro sábado em Ribeirão!

E nós quatro, papa, mama, eu e Baby fomos ao Show do Rei em Araraquara. Gente que show é esse? MARAVILHOSO, ESPETACULAR, no sentido que a palavra tem de espetáculo!
Foi realmente o show mais lindo que já vi, "que Roling Stones nada!". O Rei é realmente um Rei, no sentido de nos fazer rir e chorar com toda a paciência de um lorde, a cada rosa que beijava arrancava suspiro da platéia. E a voz? A orquestra? Eu posso dizer literalmente, "se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi!"!
E hoje posso completar "amigos eu ganhei, saudades eu senti partindo, as vezes eu deixei você me ver chorar sorrindo!"
Um assunto muito falado no encontro, já perceberam como a EM nos aproxima e quantos amigos nós temos hoje? Amigos de verdade, aqueles que oferecem ajuda mesmo estando longe, e que estão ao seu lado quando você mais precisa, aqueles que dividem suas angústias com você e mesmo assim ainda ouve as suas queixas, amigo é aquele "que tem o coração como uma casa de portas abertas" como diz o Rei Roberto Carlos!!
Beijinhos e até a próxima

20 de nov. de 2009

1° ENCONTRO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA DE SÃO CARLOS


Olá Pessoal,

Espero que estejam bem, por aqui passamos a semana numa correria, com os preparativos do nosso encontro. Fui atrás do coffee break, da matéria no jornal e sentei para conversar com meu amigo professor e fisioterapeuta Gustavo sobre a reunião e os assuntos a serem abordados.
Ainda hoje recebemos mais confirmações para o encontro, o que me deixou muito feliz e um pouco apreensiva com toda a responsabilidade de fazer um encontro produtivo.
Mas acho que é só aquele frio na barriga que a gente sente antes de dar o primeiro passo numa grande conquista pela nossa causa.
Deixo aqui todas as informações necessárias para quem quiser participar da nossa reunião, expor suas dúvidas e contribuir com suas experiências.

1 ° Encontro de Esclerose Multipla em São Carlos
Dia 21/11/09 as 17:00 horas
Local: Rua Dna Alexandrina, 1779 - edificio Itapema - Centro
É necessário confirmar a presença pelo email: fabianadalri@hotmail.com

Vou deixando vocês aqui com a expectativa de novidades sobre a reunião, só não prometo para amanhã, porque depois do encontro vamos ao show do Rei Roberto Carlos.
É bixo serão tantas emoções...

Beijinhos e até a próxima!



Em tempo: Dia 20 de novembro Dia da Consciência Negra- Em São Carlos a história dos afrodescendentes nas escolas! Demorou! Mas melhor tarde do que nunca!

18 de nov. de 2009

A ESPERANÇA NÃO É A ÚLTIMA QUE MORRE, É A QUE NÃO MORRE NUNCA

Olá pessoal, tudo certinho? Aqui, como vocês já devem imaginar estou na maior correria por causa do nosso encontro no próximo sábado!!
Mas hoje quero colocar aqui algo muito especial! Vou começar falando daquela velha história, de que nada é a toa em nossa vida. Vocês acham que a gente tropeça a toa? Que conhece alguém a toa? Que depois de anos você revê essa pessoa, a toa? Bom gente, esse foi o caso do nosso amigo "simpatizantérrimo" da nossa causa, o filósofo Roberto, que já contei
aqui, de como nos conhecemos e nos reencontramos alguns anos depois.
Quando a Andréa que é a pessoa que ele acompanha, me ligou contando do encontro de Vinhedo, logo disse a ela, "pede pro nosso filósofo escrever um texto sobre o encontro pra eu colocar no blog!". E hoje recebi o email da minha amiga Andréa intitulado "você tinha pedido pro Roberto escrever...", já fiquei super ansiosa para ler, mas infelizmente não deu tempo, queria ler com tempo para apreciar.
Isso mesmo gente, tenho a honra de colocar aqui um texto escrito pelo nosso filósofo J. Roberto, descrevendo o que ele mesmo diz que foi indescretível o VI ENCONTRO DA COMUNIDADE ESCLEROSE MÚLTIPLA BRASIL.
Um relato de pura emoção! Maravilhoso que arranca lágrimas dos olhos!
Bom, deixa eu parar de escrever e convidar vocês meus queridos leitores a caminharem um pouquinho nas nuvens como nosso filósofo nos faz sentir.

"6º ENCONTRO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA – VINHEDO

Como podemos descrever o indescritivo. Não é fácil encontrar adjetivos que possam exprimir um sentimento de união, de carinho, de alegria, de amor, de felicidade que jorrou como pétalas de bênçãos sobre quem estava lá, numa chácara com muito verde, um barracão, uma churrasqueira, uma geladeira para refrigerar nossa água, refrigerantes e os etc(s)... Ah! Tinha banheiros tbm. rss...,,,,mas, a única coisa que não vi foi alguém triste, cabisbaixo, sem astral, só vi pessoas alegres e felizes, amando e sendo amadas até por quem num foi visto.
Bem..... mas tudo tem um inicio e ele começou a mais ou menos 3 meses quando era para ter tido esse encontro e foi adiado para agora em 14 de novembro de 2009.
A Andréa de Descalvado, que é a portadora da EM, vivia cada instante que antecedia como se fosse uma criança a espera do dia de Natal para receber seu presentinho do Papai Noel. A ansiedade tomava conta da sua vida de forma imensurável, porém sempre se controlando, mas com a alma tremulando e saltitando a espera do grande dia.
Convidou mais duas amigas suas a ANA e a ROSINHA (simpatizantes da EM), também de Descalvado e ao chegar o dia mais desejado, partimos para Vinhedo. Nossa expectativa foi imensa desde os primeiros kilometros rodados. Olhava para uma, olhos marejados de emoção, pra outra, olhos de felicidade de estar indo para um encontro mágico onde sabíamos, em nossas almas que seria assim Expectativa sobre expectativa
Até que chegamos próximo do ponto de encontro. Aí se deu nossa maior surpresa: como se conhecessem o carro, a Roseli de São Paulo e mais um grupo de EM e simpatizantes já acenavam os braços nos chamando ao longe para estacionarmos em um determinado local onde mais pessoas iriam chegar.
A partir daí a alegria brotava em nossa alma, a emoção dominava nossos sentidos e foi assim durante todo um dia.
A Andréa, sorria com a alma o tempo inteiro. Ela era a pura expressão de felicidade e de alegria, bem como suas amigas e eu, que tento buscar no meu interior palavras para expressar um sentimento tão lindo e profundo que cala no peito. Ainda estamos sob o efeito de uma cascata de carinho e amor que nos deram. Lá não se tinha tristezas como já falei, nem dores, tudo era alegria, sorrisos mágicos, a dor não mais existia, não andávamos, mas sim, flutuávamos como se caminhássemos pelas nuvens. Diria eu que, pude ter uma amostra do que deve ser o paraíso.
Hoje, ainda falando do assunto, e mesmo escrevendo, os olhos marejam, mas de felicidade e de esperança. ESPERANÇA, ESSA ERA A PALAVRA MAIS OUVIDA LÁ. Traduz-se por Fé? Ou Desejo? Deixo para vocês pensarem, pois eu já tenho minha resposta.
Para que alguém, ao ler essa mensagem possa entender o que sentimos no dia seguinte posso dizer que, “””o dia seguinte pela manhã e durante todo o dia tivemos a sensação que passamos no dia seguinte de nossa formatura do curso superior. VENCI.
AGORA, ESSE DIA SE TORNA O PRIMEIRO DIA DA MINHA NOVA VIDA, DA MINHA NOVA JORNADA.

J.ROBERTO (simpatizante)"


Valeu heim Professor!! Que presentão, me sinto lisonjeada!! Lindo demais, adorei tê-lo aqui no meu cantinho! Brigadão!

Beijinhos e até a próxima pessoal...

Em tempo:

O título desse post é de uma frase que ouvi ontem assistindo a novela viver a vida, sei que é meio clichê, mas adorei a força que tem essa frase!!

16 de nov. de 2009

DANDO O PRIMEIRO PASSO

Oi pessoal espero que estejam todos bem! Faltam 5 dias e eu estou na correria com os preparativos do nosso 1° ENCONTRO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA de São Carlos e região que será sábado dia 21. Até agora temos 15 convidados confirmados e o coffee break cedido pelo Alexandre do laboratório TEVA. Aquele que já contei aqui que me dá a maior força para montarmos a associação. Pois é, quando o convidei para participar de nosso encontro, ele se ofereceu para ajudar com o que eu precisasse. E foi aí que pensei que podia ser nos comes e bebes.

Esse encontro servirá para todos nós nos conhecermos, trocarmos experiências, informações e podermos ajudar uns aos outros.

Achamos que para o primeiro momento não será necessária a presença de algum especialista, afinal o principal é enfatizar os benefícios de nos organizarmos em grupo pela mesma causa. Teremos o apoio, e a experiência do fisioterapeuta, meu amigo e professor de pilates, que em seu estágio na faculdade trabalhou com um portador de EM e hoje se interessa muito pela nossa causa, tendo 2 alunos com EM contando comigo.

Depois dos contatos pelo telefone, escrevi uma breve carta explicando e convidando o portador a participar desse encontro. Fui muito elogiada pela iniciativa, por portadores, familiares, pessoal da farmácia e por quem sabe dessa minha vontade.

Na verdade amei os elogios, mas não é só isso que vale, quero realmente fazer algo para ajudar. Bom, acho que o primeiro passo está sendo dado, e tenho certeza que com a força de cada um de nós e o apoio dos amigos, familiares, simpatizantes e profissionais, nós vamos conseguir!

O encontro será divulgado pelo Jornal Primeira Página, pelo orkut e por aqui, com vocês meus queridos leitores!

Vou colocar aqui o banner que o Baby (simpatizante mais simpático e lindo que conheço hehehe) fez para poder ajudar na divulgação!

Por hoje vou ficando por aqui, que foi um dia de muita emoção e tensão e estou acabada!!!


Beijinhos e até a próxima...



Em tempo: Recebi o telefonema da minha amiga Andrea hoje, contando sobre o Encontro da Comunidade Esclerose Múltipla Brasil, que foi em Vinhedo e infelizmente não deu pra ir, mas ela e Roberto nosso amigão simpatizante foram pra nos contar e disseram que foi maravilhoso, indescritível de uma emoção e tanto!! Já sabia que isso ser isso mesmo, eles são demais!!
Mas se Deus quiser o ano que vem estaremos lá!!! E quem sabe eles não vem pra cá!!!






14 de nov. de 2009

DIA AZUL


Oi gente como estão passando nele calor infernal?
Bom eu nem vou começar a falar disso hoje senão não dá pra fazer o que me propus a fazer.

Gente não sei vocês, mas logo que foi diagnosticada a EM em mim, as pessoas a comparavam a outra doença também crônica. O diabetes. Me falavam, "você vai ter que mudar o modo de vida, ter alguns limites, se cuidar e tomar uma injeçãozinha, que nem quem tem diabetes".
Isso mesmo gente hoje vou escrever um pouquinho sobre o diabetes porque hoje, dia 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes, e como em "nosso" dia o importante é conscientizar, para os diabéticos além do conhecimento sobre a doença eles querem previni-la. Então vamos lá, para começar, vou colocar aqui os tipos de diabetes e como é provocado.
O Diabetes pode se apresentar de três diferentes formas: Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes Gestacional.

Diabetes Mellitus tipo 1
Este tipo de Diabetes, também é conhecido como Diabetes Insulino-dependente, é provocado pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina, impedindo a produção do hormônio.
A destruição destas células é uma resposta auto-imune do organismo, que as identifica como corpos estranhos. (qualquer semelhança não é mera coincidência)
Neste tipo de Diabetes, é necessário o uso continuo de insulina, que deve ser aplicada com injeção sobre a pele.
Estima-se que 10% dos diabéticos de todo mundo têm o Diabetes Mellitus tipo 1, que se desenvolve, geralmente, em crianças, adolescentes e jovens adultos.

Diabetes Mellitus tipo 2
Diferente do Diabetes tipo 1, neste caso a insulina continua sendo produzida pelo organismo. A doença se desenvolve porque as células musculares e adiposas não conseguem absorver todo o hormônio produzido pelo pâncreas, o que provoca o nível alto de açúcar no sangue.
A Diabetes Mellitus tipo 2 também é conhecida como diabetes insulino-não-dependente.
Esta é a mais comum das formas de apresentação do Diabetes e atinge cerca de 90% dos diabéticos. Ela também está relacionada a fatores hereditários, obesidade, hipertensão e sendentarismo, atingindo pessoas, em geral, com mais 40 anos.

Diabetes Gestacional
É desenvolvida durante a gravidez em mulheres não diabéticas e é causada por uma resistência dos hormônios produzidos na placenta à insulina, favorecendo o aumento do nível de açúcar no sangue da gestante.
Normalmente, este tipo de Diabetes desaparece com o fim da gravidez. Mas é um sinal de alerta, já que as mulheres que tiveram diabetes gestacional têm mais chances de desenvolver o Diabetes tipo 2 futuramente.
Quem tem mais probabilidade de desenvolver a doença durante a gravidez são as mulheres com mais de 30 anos, obesas ou que ganharam muito peso ao longo da gestação, que tem parentes próximos com Diabetes, já tiveram filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer ou sofreram abortos ou tem histórico de aborto espontâneo, morte intra-uterina ou neonatal.
O diabetes gestacional ocorre em cerca de 2% a 5% de todas as gravidezes e pode trazer danos à saúde do feto e/ou da mãe. Apesar de ser uma doença temporária, se não for tratada pode provocar problemas ao longo da gestação, como o sobrepeso do bebê, malformações fetais e doenças cardíacas congênitas, entre outras complicações.

Há também outros casos em que a doença pode ser desenvolver, são eles:
- Desordens genéticas
- Infecções
- Doenças pancreáticas
- Uso de medicamentos ou drogas
- Outras doenças endócrinas

Esse ano o tema escolhido para o
Dia mundialmente conhecido foi "educação e prevenção".
Com os principais pontos:

•Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta
•Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
•Saber como cuidar do diabetes e controlar.

Os objetivos dessa campanha até 2013 são:
•Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
•Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
•Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
•Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
•Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
•Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.

O dia 14 de novembro foi escolhido por ser o dia do nascimento do cientista canadense Frederick Banting. Ele e Charles Best projetaram a ideia que levou à descoberta da insulina.
Para que o diabetes ganhe destaque, a International Diabetes Federation incentiva a realização de centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) também apoiam a causa.

Dia Azul
A International Diabetes Federation lançou, em 2007, a ideia de iluminar de azul alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo mundo. Já no primeiro ano, centenas de locais aderiram à ideia e em 2008 o número de monumentos - dos mais famosos a luzes de residências - se somaram ao projeto. Não há mais dúvidas do sucesso da campanha. A mobilização foi geral: população, governos, entidades, empresas privadas e o sucesso foi absoluto, como é possível acompanhar na programação de 2007, no Brasil e no Mundo. Em 2008, o Brasil foi um dos destaques com número de locais iluminados.

E por aí vocês ouviram alguma coisa, sua cidade está se manifestando? Vamos colaborar com a campanha, use azul, use uma toalha qualquer coisa e vamos espalhar esse dia tão importante.
Quantas pessoas vocês meus queridos leitores conhecem com algum tipo de diabetes? Eu conheço uma de dois aninhos de idade, sobrinha do meu cunhado, a prima do meu pai, minha amiga Brasil, minha tia Florinda irmã da minha mama e com certeza estou esquecendo de alguém. É mais comum do que a gente imagina!!

Participe da campanha 2009 e ilumine o Brasil de azul!

12 de nov. de 2009

O FIM DO DIA E O SEXTO SENTIDO

Oie pessoal tudo bem? Eu estou bem com alguns perrengues, mas nada que já não acostumei! Bom lembram como foi meu dia antes de ontem? Depois de tudo que contei aqui, vejam como foi o fim do dia de ontem.

Fui passear com meus pais em Araraquara onde minha irmã mais nova está abrindo uma loja de moda e acessórios com o meu primo (de coração) Ricardo e ontem teve um bazar de Natal numa pizzaria linda de lá. Até a hora que viemos embora estava tudo ótimo, só não estava melhor porque o Baby estava trabalhando por causa do "raio do apagão".
Depois de um tempo em casa, minha irmãzinha liga no celular, já passava da meia noite, e eles estariam ainda na estrada , ou seja, assustei, mas quando ela com uma voz meio rouca disse "roubaram o carro", isso mesmo, roubaram o carro do meu cunhado! Gente que coisa de louco, a gente tava lá comendo pizza, conversando e vendo só coisas bonitas e de repente essa notícia chata!
É claro que na hora você pensa, ah, é isso, então tudo bem. Afinal usando o velho clichê, dos males o menor!
Mas vocês já se sentiram lesados? Isso mesmo a violência nos faz nos sentir assim, muitas vezes com raiva, tiraram seu direito de propósito, mas o pior é que a gente se sente ofendido, molestado, afinal alguém entrou dentro do seu carro, você se sente um nada, um ser nulo, que não é capaz de fazer nada pra reverter isso, ou melhor, dá uma vontade louca de voltar no tempo, como naquele carro de Marty Mcfly personagem do filme clássico dos anos 80, vivido por Michael J. Fox "De volta para o futuro", lembram?

Voltar para não estacionar naquele lugar, talvez nem sair de casa, não deixar as coisas dentro do carro, tirar os documentos de dentro do carro, sei lá, fazer diferente quem sabe!
Com toda essa história, me lembrei de um fato que aconteceu comigo há um tempo atrás, quando nem imaginava que existia EM, quando fui prestar um vestibular em Londrina no Paraná, reunimos alguns amigos e fomos de carro. Só um tinha carteira de motorista e "responsabilidade" pra levar a moçada, mas era da balada também! Uma noite fomos todos numa daquelas festas no RU da facú, se chamava "e a vaga foi pro brejo".
Me lembro direitinho porque adorei o nome, e foi isso mesmo que aconteceu. Foi tudo pro brejo!
Quando retornamos para o carro pra ir dormir que tinha prova no dia seguinte a tarde, vimos em volta do carro cacos de vidro, a janela do carro estourada, e todas as nossas coisas roubadas. Um deles fazia do carro seu guarda roupa, levaram uma jaqueta de couro, seu perfume, gilete e coisas de barbear. Mas o pior foi que levaram minha bolsa carérrima que tinha ganhado de presente de Natal dos meus pais, um óculos de sol maravilhoso, dinheiro e o pior de tudo, meus documentos!

Nossa gente, foi um desespero, imaginem a garotada com seus 17, 18, 20 e 21 anos numa cidade estranha, indo fazer vestibular e roubarem seus documentos.
Passamos a madrugada na delegacia pra fazer BO pra não ter problemas quando na prova pedirem o RG e eu não ter.
Bom, foi uma coisa muito chata que aconteceu, o pai de um dos meninos tinha emprestado o carro e tivemos que ajudar a pagar o estrago. Tava um frio danado, era julho, inverno no Sul do país, e a gente andando com aquele carro sem vidro!
Mas o mais difícil que eram os documentos, por incrível que pareça consegui recuperá-los. Os bandidinhos jogaram meus pertences sem valor na frente da casa de uma senhora que ligou para o meu pai em São Carlos e passou seu endereço. Fui buscar e agradeci muito pela sua bondade, tem gente que joga fora, não liga. Mas graças a essa senhora eu tenho meu RG ainda de Brasília, expedido em 1993, com uma foto 3x4 que eu tô com o cabelão preto e que tem um número bem "pequenininho"!

Gente estou contando isso aqui porque acho que o meu sexto sentido tava aguçado mesmo! Graças a "Dieu" que não aconteceu nada mais sério! Apenas dor de cabeça com a burocracia e a perda de um carro, que vira alguém da família, em horas difíceis! Se for que nem eu, fala, canta, desabafa com o carro....hehehehe
Ainda bem que tem seguro!!

Mas agora meus queridos leitores vocês conhecem mais uma das minhas historinhas encenadas e vividas por "moi-même"!!

Agora fico por aqui meus queridos!

Um ótimo dia de sexta-feira 13 para todos!! (cá entre nós sempre adoorei essas sextas-feiras treze)

Muitos beijos e até a próxima...

10 de nov. de 2009

O DIA QUE NADA DEU CERTO

Oie gente, tudo bem por aí? Por aqui voltou aquele calorão, então moleza por aqui é pouco!
E aí gente? Já cansaram de ler, ouvir e falar do apagão?
Mas ontem foi um dia atípico para mim. Sabe aquele dia que você pensa que nem deveria ter saído da cama? Pois é, ontem foi assim pra mim.
Logo que acordei e fui tirar meu carro da garagem começou meus obstáculos, minha irmã que divide a garagem com a gente não tinha saído então precisei tirar o carro dela primeiro. Aquele calorão, não tinha lugar pra estacionar. Controlei a minha irritação e me mandei pra casa da mama, outro lugar que nunca tem estacionamento fácil.
Depois do almoço precisava ir ao banco tirar dinheiro para pegar minha nova carteira de motorista, colocar cartas no correio, pagar a faxineira, acertar a academia, ou seja, tudo que necessitava do dinheiro.
Cheguei no banco e pra variar não tinha lugar para estacionar o carro, rodei e acabei parando numa ladeira e aí precisava tirar o comprovante da área azul na esquina de cima. Quando andei até a máquina já estava com as pernas formigando e morrendo de calor. Bom pensei, "não vou voltar até o carro pra colocar esse papelzinho, descer tudo isso e depois subir até o banco?" E a coragem naquele calorão? Nem fui, entrei direto no banco. Alguns minutos lá dentro e de repente "terminal sem comunicação", não acreditei em pleno o Banco do Brasil e nenhum caixa eletrônico funcionando. E vem a mocinha de amarelo "gente o sistema caiu!" E numa fila enorme ouço, "olha não é um pouco irônico, Banco do BRASIL sem SISTEMA? Mas desde quando o Brasil tem sistema? Alguma coisa que não cai? Só não cai o Sarney mesmo porque o resto..."! Numa hora dessas a gente vê qual é a reclamação da população, ou melhor, a descrença.
Bom, saí dali e fui a outra agência do BB, mas o tal do sistema tinha caído geral. Pensei, putz que coisa estranha, não vai dar para fazer nada do que preciso, sem dinheiro $!
Fui pra casa e tomei banho pra sair mais cedo porque antes da aula de francês ia pegar o resultado do meu exame pra "ver se tem nenê" que tava marcado após as 16h. Mais um sufoco pra estacionar o carro, rodei, rodei e rodei. Até apelar, pro taxista da Santa Casa e pedir pra me deixar parar o carro na faixa deles, falei "olha é rapidinho, é só pegar o resultado de um exame!".
E lá fui eu naquele laboratório da Unimed, gente sem brincadeira fiquei estressada, primeiro na fila tinha uma criatura que não conhece as regras mínimas da educação, "furou" a fila e passou na minha frente. Na minha vez, a atendente disse que meu exame estava pronto mas faltava imprimir! Como assim? Não é de graça, a gente paga caro e ainda me fez esperar meia hora pra imprimir um exame que deveria estar pronto desde as quatro horas da tarde e já eram seis, esperei até as seis e meia e quase cheguei atrasada no francês.
Foi lá no laboratório que pensei, nossa que dia esquisito, parece que nada dá certo! Cheguei a ficar com medo de um sexto sentido que aflora de vez em quando. No francês faltou um monte de aluno então a professora nem deu duas aulas.

Cheguei em casa e o Baby estava deitadinho não se sentindo bem, o que também estranhei, porque mesmo cansado ou estressado ele chega em casa cantando, desenterrando cada música brega!

Pedimos uma pizza e assistimos a novela. Nem deu tempo de jantar e bum o breu se instalou por horas e horas aqui. Terminamos a pizza a luz de lanterna e confesso que não me senti muito bem naquela escuridão, me senti até meio tonta, sei que tonta sou por natureza, hehehehe, mas senti uma coisa esquisita, um certo mal estar, tontura no banheiro, sei lá, não gostei do apagão, tive que estudar francês com a luz da lanterna e acabei adormecendo.

Mas as quatro da matina, quando a energia voltou a luz do quarto acendeu e eu que tenho um sono levíssimo, despertei e não consegui me desligar fácil! Mas como de praxe dormi de manhã, confesso que prefiro, mas quando posso escrever aqui pra vocês meus queridos, ver emails, entrar no twitter, assistir tv de madrugada, mas quando não, que nem aconteceu ontem aí nem tem graça não é?

Logo que cheguei em casa comentei com o Baby sobre minhas encanações de um dia estranho, e quando a eneria se foi ele acabou concordando comigo. O dia finalizou com meio país no escuro, sinistro não é?

Ah, tava me esquecendo, como eu já sabia o exame deu "nada de nenê", agora preciso ligar pro meu doutorzinho, ele vai ficar chateado, mas é isso aí, confesso que estou preocupada com essa tal endometriose! Tem exatamente 39 dias que minha "monstruação" não aparece, será que pode ser da tal "ose", não a de sempre (esclerose) mas a nova (endometriose). Sei lá, quanto a isso estou perdidinha!!

Mas vamos em frente que atrás vem gente não é? Aos poucos tudo se resolve né? Por hoje fico por aqui pessoal!

Bom dia a todos!!

Beijinhos mil e até a próxima oportunidade!

9 de nov. de 2009

NENHUM OBSTÁCULO ESTRAGA A NOSSA DIVERSÃO

Beatriz, tia Fabiana e Stella (foto do Baby)


Oi gente, tudo certinho? Por aqui tudo na santa paz. O calorão melhorou bastante depois dos dias com pancadas de chuva.
Esse fim de semana tivemos a visita do meu irmão, minha cunhada e minhas lindas princesinhas que vocês meus queridos leitores já conhecem. Hoje dia 9/11 é aniversário da minha mama, por isso reunimos a família para comemorar, só a minha irmã mais velha que não estava, foi para São Paulo numa corrida noturna.
Teve bolo, salgadinhos, docinhos, balão e até uma toalha das super poderosas que a minha irmã mais nova ajeitou para a "vovó", fizemos uma festinha ao som de Charles Aznavour, um dos cantores mais populares da França tendo origem armênia. Meus pais sempre gostaram muito dele e sempre ouviram os discos em vinil, na época. No ano passado eu e o Baby gravamos um cd e demos para eles.

Vocês já sabem o que acontece quando minhas princesinhas estão aqui não é?
Eu me transformo na "super tia Fabiana" e junto com o "super tio Cris" enfrentamos todos os obstáculos para garantir um passeio gostoso com nossas sobrinhas!
E foi isso mesmo que fizemos, levantamos tarde e o dia estava muito quente com um sol maravilhoso. Super tio Cris deu um jeitinho de caber as duas bicicletas no carro da super tia Fabiana e as levamos para calibrar os pneus, buscamos as meninas e fomos para a praça para elas poderem pedalar.
Mas depois de muito tempo sem andar de bike, elas acabaram perdendo o jeito e o lugar não ajudava nada, o chão é péssimo para andar, todo desregulado o que fez com que as rodinhas da bike da Stella entortassem. Na mesma hora a super tia Fabiana disse para o super tio Cris, "veja na banca de jornal se eles tem ferramenta"! Aí o super tio Cris voltou com um alicate poderoso nas mãos e concertou a rodinha. Mas ainda assim aquele passeio não estava bom, cheio de obstáculos literalmente hehehehe.
Foi quando o super tio Cris deu a idéia de seguirmos para a Universidade Federal e acharmos um cantinho plano e na sombra. Foi o que fizemos, amarramos as duas no cinto de segurança e foram junto com o super tio Cris, enquanto a super tia Fabiana levou as bicicletas em seu carro.
Valeu a pena, paramos o carro num estacionamento mais deserto, cheio de árvores e lá elas reaprenderam a andar e nós nos divertimos muito! Pedalaram pra cá e pra lá sem parar num espaço muito bom que ainda tinha um lavatório com sabonete líquido e tudo para lavar as mãos que foi o que garantiu uma guerrinha de água deliciosa entre nós quatro que serviu para nos refrescarmos daquele calorão! Foi uma tarde deliciosa!
Não me lembro se já escrevi isso aqui, mas para acompanhá-las eu tenho que esquecer da vida, elas são ligadas no 220 volts, tem uma disposição e tanto, por isso a tal "super tia" aparece. E elas cobram viu!
A gente lá brincando, e elas inventaram uma brincadeira que eu e o tio Cris tínhamos que correr a pé atrás delas de bicicleta, eu olhei pra elas e disse "mas a tia Fabiana não vai correr!". Aí logo em seguida, ouvi da Stella "por que tia? Você é lenta heim, tia Fabiana, hehehe!".
Eu mereço viu, ela é danada, presta atenção em tudo e quer saber tudo! Claro, dei a "bronca":"Lenta? Eu não quero ficar correndo nesse calor!".
Fui para o carro sentar um pouco e ouvir música, vocês já ouviram aqueles dois cds da Adriana Partimpim? Um alter-ego infantil da Adriana Calcanhoto, acho maravilhoso! Coloquei a música gatinha manhosa e ela logo sentou no meu colo e amou! Aí foi uma disputa para sentar no colo da super tia Fabiana lenta sim, mas criativa hehehehe.
Enquanto isso a Beatriz que é a fotógrafa oficial da família, registrava todos os momentos que são sempre muito especiais! E isso porque elas tem só 5 aninhos imaginem quando crescerem!! Afff, tô enrolada hehehe.
Depois disso, foi a festinha da vovó Irene e a super tia Fabiana e o super tio Cris estavam acabados, depois voltamos para a casa e ficamos bem quietinhos!!!
Bom pessoal vou ficando por aqui, desejando uma ótima semana a todos!
Mil beijinhos para vocês meus leitores queridos!
E até mais....

Em tempo:Ontem foi comemorado o dia da Rê, minha melhor amiga virtual que sempre está aqui conosco com suas palavras confortadoras e seu apoio incondicional fez anos! Um beijo enorme e felicidades sempre!

Já hoje é aniversário de uma das pessoas mais importantes da minha vida, minha mãe, minha companheira, fortaleza em pessoa. É de onde vem o que eu tenho de melhor. Guerreira, carinhosa, protetora, resumindo, me perdoem as outras mães, mas pra mim é a melhor mãe de todos os mundos, planetas e etc. Toda a felicidade do universo pra você mama! Te amo demais e a cada dia mais e mais...

5 de nov. de 2009

A INCERTEZA CORRÓI


Oie pessoal? Tudo bem por aí? Aqui continua aquele calorão de derreter, hoje até fez jeito de chuva, mas de repente abriu aquele solão! Bonito é, mas dá uma moleza!!!

Bom gente quero contar para vocês o que está acontecendo comigo. Vocês se lembram que há alguns dias eu estava de TPM? Bom eu até coloquei aqui para justificar se algo saísse errado no post. Pois é, isso foi exatamente no dia 21 de outubro, e até agora nada de minha menstruação descer. E dessa vez nem sinal daquelas crises terríveis de tpm! Aleluia!

Se lembram também do exame que o ginecologista tinha pedido para tirar algumas suspeitas? Se não estão lembrando, coloco aqui o link pra quem quiser dar uma espiada.

Pois é gente, acabei de chegar do ginecologista, fui para mostrar meu exame e saber porque minha menstruação não está vindo direito.

No ultrassom deu as mesmas coisas, no útero não tenho nada, mas no ovário esquerdo um cisto, no direito um possível mioma ou uma outra "ose" em minha vida, a endometriose, e para saber o diagnóstico certo preciso fazer uma laparoscopia que é um procedimento cirúrgico pouco invasivo feito sob efeito de anestesia, é aquela cirurgia que corta o umbigo e introduz um telescópio dentro do abdômem sabe? Bom ele disse que é super tranquilo, uma anestesia geral de manhã e a noite já está em casa.

Gente morro de medo de anestesia geral, ainda mais depois da Esclerose Múltipla, uma vez recebi um material informativo do medicamento que uso, o Copaxone, que contava o caso de uma pessoa que precisou operar e por causa da anestesia teve um surto muito forte. Confesso que ainda não fui atrás para saber se é comum isso acontecer, pois pensei "no dia que precisar tiro todas as minhas dúvidas a respeito, vamos por parte".

Quando contei a ele das falhas na menstruação, ele disse que poderia ser porque o anticoncepcional é absorvido pelo fígado e o meu medicamento para EM também e poderia estar atrapalhando o funcionamento do anticoncepcional.

Bom daí mais uma vez, mandou eu fazer o exame de gravidez! Disse também que se eu quiser engravidar preciso fazer a tal "cirurgia", se eu quiser fechar um diagnóstico também, mas se eu não quiser fazer agora, é só continuar com a pílula. Bom, mandou eu pensar no assunto. Essa incerteza mata não é? Corrói a gente por dentro, até uma simples curiosidade consome a gente!

Saí do consultório e liguei para a enfermeira do PACO(programa de atendimento continuado) para saber se o Copaxone pode influenciar na menstruação, e ela disse que não tem nada a ver. Aproveitei para tirar a dúvida, esse remédio não é absorvido pelo fígado, então ela disse para eu ligar pro meu neurologista e relatar tudo que está acontecendo. Confesso que não ía ligar, meu doutorzinho é tão ocupado que eu não queria atrapalhar, e achei que não precisava mesmo.

Mas aí chegando em casa, minha mama que tinha me acompanhado ao médico me ligou e disse "pra eu ligar para meu doutorzinho que a gente não sabia se podia ser algo da EM, mesmo que a gente nunca tenha visto disso, a gente não sabe né?". E fui ligar para ele, a Helô, sua secretária disse que ele estava entre uma consulta e outra e podia falar comigo. Lá vem ele com aquele jeito amigável de ser:
ele:- Senhora Fabiana Dal Ri Barbosa?

eu: - Ela mesma.

ele: - O que devo a honra?

e eu comecei a relatar tudo.

eu: - Aí tem 33 dias que minha menstruação não vem?

ele: - Opa! Tem nêne aí! Com uma voz super animada, ele é louco pra eu ser mamãe, diz que é muito bom pra EM como também já expliquei aqui.

Mas aí expliquei certinho o que estava acontecendo e ele disse, que nada tem a ver com a esclerose múltipla e menos ainda com o Copaxone.
Disse pra eu fazer o exame segunda-feira e ligar para ele que ele ía ver o que a gente podia fazer.Mas em nenhum momento descartou a possibilidade de me ajudar! Esse é o meu doutorzinho! Não é querer me gabar, mas é um dos melhores especialistas em EM do Brasil e eu pra valorizar ainda mais o passe(e de graça heim) digo, quiçá do mundo!!! Por minha conta!!! Hehehehehe

Nem falei nada de cirurgia por enquanto, vou esperar e ver o que que dá. Se for mesmo fazer a "tal", marco uma consulta e vou visitá-lo com o maior prazer!!!

Ele me passa toda a segurança do mundo!!!

Gente vou ficando por aqui por hoje pra vocês não cansarem dos meus posts enormes hehehehehe.

Beijinhos e até mais!!

Em tempo: O Baby que escolheu a imagem para o título!!! Gostaram? Salvador Dali.

4 de nov. de 2009

FILOSOFANDO COM A ESCLEROSE MÚLTIPLA


Olá pessoal, muito calor por aí? Aqui tá demais, nem no dia dos finados que era comum chover por aqui, não choveu, e fez um calorão com muito sol.

Aproveitamos para tomar sorvete! Aqui em São Carlos temos uma semana parada, hoje foi aniversário da cidade, ou seja, um feriado emendado no outro. Pena que o Baby trabalha em Araraquara, cidade vizinha. Não teremos aula de francês, academia, e outras cositas mais.

Tá bom, mas não é sobre isso que quero escrever aqui, por acaso vocês se lembram do filme que fui assistir com minhas sobrinhas no cinema,"UP-Altas aventuras", uma animação de muita emoção, para quem não sabe do estou falando veja aqui. Assistam ao filme é maravilhoso e a versão dublada é com a voz do Chico Anysio que ficou muito legal, estou louca para assistir novamente.

Estou lembrando de um filme infantil para falar de um assunto muito importante em nossas vidas que na loucura do nosso dia a dia nem nos tocamos. Numa dessas madrugadas assisti a reprise do programa "café filosófico" da cultura, no qual uma filósofa-psicanalista e um terapeuta corporal debateram o tema "o que podem os afetos?". Mas o que seria esse afeto? É o impulso do ânimo, ou sua manifestação.Também é sentimento, paixão, amizade, amor e simpatia.

Na tela da tv a filósofa Viviane Mosé fala que nós sempre buscamos um lugar na sociedade, imitando ou seguindo um modelo, "queremos nos encaixar no jogo ao invés de jogar nosso próprio jogo", e é isso que nós tentamos as vezes fazer e acabamos nos sentindo frustrados, sabemos que isso não faz bem para ninguém, se comparar, seguir um modelo, mas no caso de nós "capengados" fica um pouquinho pior, a gente tem vontade de fazer as coisas que o outro faz, mas aquele modelo não se encaixa na nossa realidade.

E nas palavras da psicanalista-filósofa, a vida está diminuída, quase por um fio. Não só pela sociedade que acaba nos influenciando muito mas até pelo nosso inconsciente.

Para ela a vida se inventa em nós e nós nos inventamos na vida. Suas palavras são baseadas em Foucault um dos maiores pensadores do século XX (filósofo e historiador mas não gostava de ser lembrado como nenhum dos dois), ela diz que a vida é arte e que a morte não é o oposto da vida, mas que viver é morrer a cada instante.

O que significa que viver é perder a toda momento, a palavra morte nos assusta muito, mas na verdade é o que está acontecendo cada dia mais em nossas vidas. É como os palestrantes no programa exemplifica os sentimentos da modernidade nos mostrando a relação que os jovens tem com tudo hoje em dia.

Onde o terapeuta corporal Nelson Lucero chama de "vida fast-food", essa relação dos jovens que não se apega a nada e a ninguém.

Meus queridos leitores, pensando bem concordo, já falei aqui sobre relacionamentos descartáveis, entre homens e mulheres. Mas na verdade acredito que isso aconteça em todos os campos, vocês se lembram quantos amigos a gente tinha? A amizade é um sentimento muito valioso, por isso a gente guardava "debaixo de sete chaves dentro do coração", mas hoje as pessoas descartam umas as outras, com medo do que eles chamaram de morte, ou seja, da perda. Essa vida fast-food, que se "troca" de amigos a cada dia, é onde o sentimento não aparece, então não deixa morrer, ou melhor perder, porque ninguém gosta de perder e esse é um sentimento que dói.

E dói mesmo não é? Claro que a perda de alguém não se compara a nada, ainda mais quando esse alguém é querido por nós. Mas existem muitas outras perdas que a vida nos mostra a cada dia. Acredito que isso é o mais difícil depois da esclerose múltipla, é o que chamam de aceitação da doença. Mas como aceitar algo que "te deram" e você não queria? Só vivendo isso mesmo para saber, porque me lembro quando saí do consultório do meu doutorzinho pela primeira vez, feliz da vida porque tinha acabado de descobrir o que era tudo aquilo que estava atrapalhando muito minha vida.

Mas dias depois estava eu lá, correndo com um monte de dúvidas, medos e muita mas muita insegurança. E lá começou as minhas perdas, perdi a sensibilidade nas pernas, a visão do olho esquerdo, o sossego, a disposição, o sono, alguns quilos (isso foi bom), a indepedência, mas nada(graças a Deus) que não pudesse conseguir de volta.

Minha vista voltou "quase" que totalmente!! Ah, perdi o medo também, "quase" que totalmente!!! Hehehehe

Ganhei também, muito com a EM, aprendi a dar mais valor a vida, a ver muita beleza nas pessoas, ganhei uma forma de me conhecer melhor e gostar mais de mim, gostar mais do que sou hoje, ganhei novos amigos, ganhei um sentimento maior de solidariedade e a cada dia que começa já estou ganhando!!

É o que a psicanalista chama de aprender a morrer, ganhando e perdendo durante a vida.

Quem não reconhece os limites não percebe as perdas e os ganhos, "nós deveríamos amar os limites, pois eles nos permite a organizar esse caus que somos". Em Foucault e Nietzsche, ela mostra como encaramos errado o excesso de afeto porque não consiguimos lidar com eles e na verdade tentamos acabar com esses sentimentos na hora que deveríamos enfrentá-los. Chorar uma perda, ficar na fossa, "curtir o luto" como falamos.

Trazendo o assunto para nossa sáude, o terapeuta Nelson Lucero nos mostra o mal que nos faz se esquivar do sofrimento e claro das alegrias. Diz que "somos puro deslimites", que todos os sentimentos vão encontrar correspondência em nosso corpo, fala da pulsação da vida, que se resume em excitação e tensão que é o que impulsiona a nossa vida, esses afetos. E o que não pode acontecer é reprimir esses afetos, fugir desses sentimentos de perda e ganho. Que essa repressão pode atingir nosso corpo, nos trazendo doenças ou piorando aquela que já temos!!
Por isso gente vamos liberar todos os sentimentos, e aquela velha história "guardar rancor faz mal pro coração"!! Ou melhor, pra tudo não é?
Se você tá com vontade de chorar chore! Se quiser dar risada quando tropeça, ria! Se estiver com raiva ponha para fora, nem que seja falando pra você mesma no espelho! Se não estiver contente com tudo, reclame! Se quiser cantar, cante bem alto! Se estiver com vontade de dançar, dance uma música que goste muito! Mas não esqueça que temos que enfrentar os sentimentos e não se esquivar deles!

Vocês devem estar se perguntando, mas o que tudo isso tem a ver com um simples filme infantil? Quem assistiu sabe que o filme é pura emoção, vários sentimentos tratados numa animação para crianças! Muitos afetos!

Pessoal, peço desculpas pelo tamanho do post, e espero de coração que tenham gostado da minha viagem de "ex" professora de filosofia. Não resisti em colocar aqui pra vocês, por isso demorei para voltar a escrever, esperei organizar o meu pensamento......Hehehehehee

Se é que em algum momento ele se organizou né? Hehehehehe


Grande beijo para vocês!!!